FAQS
Você tem uma pergunta?
Confira as respostas para as principais dúvidas que recebemos
O que é cannabis?
Quais são as formas de utilização da Cannabis medicinal? Ela precisa ser fumada?
A forma de utilização da Cannabis medicinal autorizada pela ANVISA é através da ingestão de óleo que foi extraído da planta. Portanto, não é necessário nem permitido utilizar da forma fumada.
Reforçamos que é imprescindível o acompanhamento do médico responsável pela indicação do tratamento.
Qual especialidade médica está autorizada a prescrever a Cannabis medicinal e para quais patologias ela é utilizada?
Não há qualquer restrição quanto a especialidade médica para prescrever produtos derivados de Cannabis,e estes são utilizados para diversos os mais diversos tipos de patologias, tais como, epilepsia, ansiedade, insônia, dores crônicas, Alzheimer, fibromialgia, câncer, dentre outras.
A ANVISA já permitiu a importação para cerca de 70 patologias diferentes.
Existe alguma alteração no paciente que usa os produtos?
Os produtos com menor concentração de THC tendem a não provocar efeitos de alteração.
Pode acontecer de produtos à base de cannabis com altos níveis de THC fazerem com que o paciente se sinta um pouco alterado.
A Cannabis medicinal é legalizada na Brasil ?
Sim. No ano de 2014, uma família conseguiu a primeira autorização via decisão judicial para fazer uma importação de produto derivado de cannabis para sua filha, então com cinco anos de idade e portadora da síndrome CDKL5 (quadro de epilepsia refratária).
Neste mesmo ano, a ANVISA começa a tomar as primeiras providências no sentido de dar acesso à pacientes e familiares, tais como, a adoção de medidas para importação excepcional de produtos à base de Cannabis.
Atualmente, o acesso a produtos derivados de Cannabis pode ser feito através de importação por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde.
No final de 2019, a ANVISA publicou Resolução que dispõe sobre os procedimentos para a concessão de autorização para a fabricação e a importação, bem como estabelece requisitos para a comercialização, prescrição, a dispensação, o monitoramento e a fiscalização de produtos de Cannabis para fins medicinais a ser disponibilizados em farmácias do país.
Recentemente, uma empresa recebeu esta autorização para produzir e comercializar produtos derivados de Cannabis.
Para quais patologias posso prescrever o tratamento com cannabis?
Epilepsia, Alzheimer, autismo, fibriomialgia, dores crônicas, Parkinson, ansiedade, câncer e insônia são exemplos das principais patologias para as quais os médicos têm prescrito produtos à base de cannabis.
A Anvisa já autorizou a importação da cannabis para mais de 50 patologias diferentes.
Como a ReMederi me conectará aos pacientes?
Contate a equipe da ReMederi para saber como essa paceria pode ser consolidada.
Conectando quem precisa de ajuda com quem quer ajudar